sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Na balança

Hoje a história também é de dois adolescentes, Carol e Lucas, de 13 e 15 anos. Tudo começa num dia em que Carol foi à farmácia com a mãe e viu uma balança. Foi lá e para sua surpresa estava com 45 quilos. Que espanto! Para ela, estava com 41 kg. E emagrecer 4 quilos pode parecer ser fácil, mas para quem está lutando para perder massa, sabe que é difícil. Carol saiu da farmácia meio preocupada.

Chegando em casa, o almoço estava tentador. Almôndegas, macarronada com um tempero delicioso, que aumenta uns quilinhos, também tinha dois tipos de molho para colocar no macarrão e de sobremesa: torta de maçã com calda de caramelo, sua preferida. Toda segunda e quarta-feira de cada mês era um almoço especial. E hoje era esse dia.

- Carol, você não vai comer seu prato favorito? - diz a mãe vendo a filha separar a comida.

- É que eu... estou... bem... com... 45 quilos e... Quero emagrecer.

- Mas você está ótima! - diz Lucas. - Claro, não estou dizendo que você pode comer um monte de porcarias só porque é magra. Quero dizer que chega de regimes, é o quarto neste ano! Coma o que você sempre come.

Carol não disse nada. Nos dias que se seguiram Carol continuava o regime e Lucas insistindo sempre que ela já estava bonita.

- Lucas! Mãe! - Carol chamou os dois.

- Veja mãe! Eu emagreci um quilo! - diz Carol empolgada trazendo um papel na mão.

- Que bom. Agora já está ótimo! - Lucas pega o prato de Carol na cozinha, mas ela diz:

- Não, agora me empolguei com o regime e não quero tudo isso.

- Mas Carol! Você sempre gostou de bastante batata, e a bala que você ganhou de dia das crianças na escola está em cima da geladeira - lembra Lucas.

- Deixa. Pelo menos ela vai manter a saúde - a mãe fala.

- Vai manter é a magreza. Um doce de vez em quando não tem problema, nós nos alimentamos bem.

Carol deixa o papel nas mãos de Lucas e vai para a cozinha.

- Cardápio? Que cardápio é este? - pergunta Lucas.

- Eu vou emagrecer - era a resposta de Carol para tudo.

Um dia Carol voltou da escola e disse:

- Mãe, estou indo bem: 43!

- Carol, você está linda, e olha só: não precisa emagrecer, eu gosto muito de você do jeito que é e que era! - diz Lucas.

- Não quero desanimar você, mas não percebi diferença antes e depois, porque quem a ama não percebe e não liga. Você é linda de todo o jeito, quem não gosta de você encontrará mil defeitos mínimos, mas, se for acreditar na opinião deles, sua vida será um choro. Chega de emagrecer! Você é, era e se continuar se cuidando do jeito que já se cuidava sempre será linda! Mas não precisa se encher de um monte de besteiras só porque é magra, cuide com a saúde, e não com esse regime.

Carol largou o cardápio e abraçou o irmão, dizendo:

- Obrigada, você tem razão.

- Muito bem Lucas! - elogiou a mãe. - Foi uma bela fala. Parabéns pela sua atitude e parabéns pra você também, Carol; e só uma coisinha: seu prato está na mesa e já está esfriando.

- Que lindo! - exclama Carol olhando para o prato que, com cenouras, arroz e feijão formava mais ou menos (porque é difícil fazer desenho com garfo e comida, mas Carol entendeu) a frase: "Você é linda!"

Giovanna Borges

4 comentários:

Leticia Borges Nunes disse...

puxa gi! isto é uma historia genial! mostra a toda criança a não se preucupar com o peso mas não a comer tanta porcaria só porque é magro.Leticia

Michela Borges Nunes disse...

Gostei do texto. Eu também tenho que emagrecer, mas tem que ser com saúde, né Gi? Gostei das dicas. Beijo.

Tamela disse...

Um Texto genial para a saúde! Beijo e continue assim!

Letícia Borges Nunes disse...

AMEI! Por favor escreve mais de amizades e coisas que crianças tenquem aprender! Mas eu te digo uma coisa: eu vou emagrecer apenas quando eu estiver grande, mas com saúde!