domingo, 30 de maio de 2010

Baleia franca

Recebi do meu avô Zulmar um vídeo documentário sobre a natureza e a biodiversidade de Santa Catarina, o estado onde meus pais nasceram. A parte que mais gostei foi sobre as baleias francas.

Antigamente as baleias francas (a segunda espécie mais ameaçada do planeta) iam se refugiar nos mares de Santa Catarina, mas ao invés disso elas se encontravam com a fúria dos caçadores. Não eram só pescadores artesanais que caçavam as baleias, mas também as frotas baleeiras americanas, francesas e japonesas.

As baleias francas possuem 40 centímetros de gordura debaixo da pele e essa gordura era usada para acender lampiões e para construções. Um exemplo dessas construções é o farol de Santa Marta, construído em 1891 em Laguna. É a maior construção feita com óleo de baleia em todo o mundo.

A baleia franca tem esse nome dado pelos pescadores porque é muito fácil de pescá-la, se ela não estiver com o filhote.

Mas poucos anos atrás criaram um projeto e não se pode mais pescar as baleias francas. Os pescadores que antigamente pescavam as baleias francas lembram com orgulho de terem pescado essas baleias. Em outros lugares ainda pescam as baleias, então para terem seus filhotes elas vão para os mares do sul de Santa Catarina, de Florianópolis até o Balneário Rincão e ficam nessa área de junho a novembro.

4 comentários:

Unknown disse...

Tão linda essa menina da tia Cris...
Beijos Gi! amo vc...

Gianni disse...

É uma pena que queiram pescar as baleias para construir. Que possamos atentar para que construir algo não justifica a destruição de outro.

May Calerá disse...

Que absurdo!
E depois que as baleias matam, elas que são ruins :(

Sandro Chaves disse...

Aqui em SC morreu uma encalhada faz poucos dias. Dizem que algumas quando evelhecem vem passar os ultimos minutos de vida na praia, encalhada. Assim dizem os mais antigos..
Outras, são por protesto mesmo, num ato solitário ou em grupos. Pra alertar o mundo da destruição de seu habitat e do resto do planeta. Pena que nem assim o homem se conscientiza..